Translate this Page

Rating: 3.0/5 (463 votos)




ONLINE
1




Bate-Papo IPCO

  


Get your own Chat Box! Go Large!

 


Nosso Blog

Leia, siga, comente e seja abençoado.

Pastor Sérgio

  

 

 


Total de visitas: 86710
 
Bartimeu - O Milagre e suas implicações

 

Marcos 10 – 46 a 52 – Bartimeu - O Milagre e suas implicações

 
 
Marcos 10 – 46 a 52 – O Milagre e suas implicações
 
 
 
(46) Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado
à beira do caminho pedindo esmolas.
(47) Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
(49) Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego. “Ânimo, levante-se! Ele o está chamando”.
(50) Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e
dirigiu-se a Jesus. (Marcos 10 - 46,47,49 e 50)
 
Introdução
Uma oração para consumação de milagre.
O segredo de receber algo é o saber pedir. É a forma como você diz a alguém que quer algo e como é este. Nada de negar detalhes, mas quanto mais claro você for, mas você será atendido. Também, não adianta ser claro e objetivo, mas não saber como alcançar o coração de alguém, da pessoa a quem você está pedindo este algo. Para conseguir algo de alguém você precisa de saber:
 
  • Como chegar a esta pessoa.
  • De que modo falar a esta pessoa.
  • Objetivar seu pedido.
É sobre isto que se trata a História de Bartimeu.
 
Bartimeu e seu clamor
 
Os Quatro Evangelhos conta história de encontro de pessoas com Jesus. Os registros das atividades de Jesus estão cheio de encontro entre Ele e as pessoas, assim ou Ele foi ao encontro delas ou elas foram ao encontro Dele.
Só que Bartimeu, diz a Bíblia, estava a beira do caminho. Estava estagnado em sua situação limite:
 
  • Era cego - situação definitiva.
  • Era mendigo - situação definitiva.
  • Era pobre - situação definitiva.
  • Era autorizado a mendigar - situação definitiva.
 
Só que apesar destes fatores definitivos, que o levaram a parar ali, a beira do caminho  a mendigar, havia algo em Bartimeu que o diferenciava de sua situação definitiva: A sua Fé.
 
Bartimeu entrou como ator coadjuvante.
Como todos os relatos sobre Jesus, mostra a ação principal como o Encontro, premeditado ou não, a História de Bartimeu mostra que ele é apenas um ator coadjuvante na História da Vida de Jesus, um quase figurante que se atreveu a fazer algo diferente e chamar a atenção do Diretor e Personagem Principal desta História: Ele se moveu na sua Fé.
 
Bartimeu morava em uma cidade pobre, pequena e lá ele pedia esmolas. Ora, ser pobre em uma cidade grande já não é fácil. Agora, imagine ser pobre, cego, pedir esmolas em Jericó, aquela mesma cidade que foi destruída por Josué.
 
Só que com tudo o que limitava sua condição, o  texto bíblico diz que ele gritou, e mais, gritou muito mais alto.
As pessoas que conheciam os limites impostos por sua situação e pela Sociedades, já foram dizendo que que ele não seria ouvido - o que seria normal, afinal onde Jesus estava tinha consigo uma multidão. O burburinho era total e, quando  Bartimeu começou chamar, os que o rodeavam, o impediam de gritar, mas o cego fritou mais alto.
Gritou tão alto que  o Mestre parou e chamou e quando Jesus chama vai acontecer algo.
E quando Jesus parou e chamou, aquele cego passou de coadjuvante a ator principal de sua própria história e libertou-se do que o limitava: sua capa. Segundo alguns historiadores, a capa significa autorização para mendigar.
 
Bartimeu, inspiração para o Milagre
 
 
O que neste cego é uma inspiração para receber meu milagre.
1 - Ele soube aproveitar a oportunidade.
  • Jesus saiu de Jericó, vai para Jerusalém e nunca mais voltou - Se ele esperasse outra oportunidade, perderia sua bênçao. le determinou para si mesmo que iria clanar, não interessava quem o proibisse. Bartimeu pensou: eu não posso perder esta chance, é única. E agarrou-se a sua oportunidade e clamou.
  • Na verdade toda oportunidade é única. Nós nunca sabemos onde vamos estar amanhã, então o dia de aproveitar a chance é hoje, o momento é agora. Então, nunca perca as oportunidades que os Céus estão te dando.
  • Eu não sei, você não sabe se é hoje, mas aproveita a oportunidade - Bartimeu não sabia que era aquele o dia de sua cura, mas ele resolveu acreditar. Simplesmente rejeitou os seus próprios limites e os que as outras  pessoas impunham e creu. Para ele era o fim. Ele, um homem limitado por tanto fatores, não deixou que sua Fé fosse limitada por ninguém. Sua fé era seu bem mais precioso, pois através dela ele chegaria ao resultado esperado por seu coração: A Cura.
  • Talvez seja o último culto de seu sofrimento - Hoje também pode ser o dia que finda seu problema. Pode ser que hoje acabe toda sua história de dor e limitações, seu sofrimento pode chegar ao fim agora, mas você tem que clamar.
    O que diferencia Bartimeu de todos os mendigos que estavam ali é a sua fé, mas ele não creu apenas, ele clamou, ele mostrou o interesse em ser liberto. E foi.
  • Segue a oportunidade que Deus está te dando - Faça como Bartimeu, clame ao Senhor, apresente ele não queixas, não diga o que te limita, diga o que você quer para deixar atrás estes limites. O que Bartimeu queria era ver e ele viu. E você o que quer? Clame ao Senhor.
2 - Este cego soube vencer um possível complexo, eu não sei se ele tinha, mas se tinha venceu.
  • Ele não chama por Jesus de Nazaré. Ele chama de Jesus, Filho de Davi - Ele não limitou o Senhor a sua condição terrena, ele chamou Jesus como se chama o nobre, um rei, ele deu a Jesus a honra merecida a um rei da Casa de Israel, mas por saber quem era Jesus. Se Jesus curava, veio de Deus e se veio de Deus, é o rei esperado, o Messias almejado: O Filho de Davi. Ele entrou com ousadia no trono da Graça.
  • Todas as vezes que oramos, uma voz sempre vai dizer que você não tem cacife para entrar a presença de Deus. Mas você tem sim,não aceite que nem vocês malignas, espirituais ou  não, nem que situações adversas a sua vontade te impeça de reconhecer na presença de quem você está e continue a clamar. Não pare de clamar: Você está na sala do Trono, esta diante do trono de quem pode resolver toda sua situação. Não dê ouvidos a nada e clame.
  •  
    Você vai clamar e vão te dizer que você é cego prepotente - mas não pare. Disseram o mesmo a Bartimeu, ma sele não deixou de clamar. Pelo contrário, quanto mais tentavam dissuadi-lo da sua idéia, mas ele gritava.
  • Você entra na presença de Deus não como mendigo e sim como amigo de Deus - A única diferença entre o cego e você é que você não é o mendigo. Você é amigo de Deus e amigo a gente atende mais rápido.
 
3 - Este cego orou certo de que ia receber!
Jesus para todas as vezes que chamamos o seu nome - Jesua não consegue fazer mais nada quando o chamamos pelo seu nome. Clame ao Senhor, sabendo que Ele te ouvirá, crendo que a solução vai chegar, que este é o momento de sua vitória, até porque, orar e não esperar a resposta é zombar de Deus.
  • Oração é crer que Deus responde - e se creio, liberto-me da capa e de toda a situação que limita a minha fé. Não deixo nada tampar a minha visão, a minha frente esta o Trono da Graça, então vou aproveitar a oportunidade e vou dizer tudo. A resposta virá!
  • Bartimeu pediu o que mais essencial: Ele queria ver.  E muitas vezes nós pedimos tantas coisas, sem priorizar o que é importante para nós: Eu quero ver, disse o cego.E ele viu. E o que é mais importante: A primeira coisa que Bartimeu viu foi o rosto amado de Jesus.
Segura esta oportunidade, pode jogar a capa fora.
Hoje é o dia da sua vitória. Agarre-se a esta oportunidade e receba a  sua vitória, tão somente jogue fora a sua capa. Liberte-se do que limita a sua fé.
Creia que este é o momento da sua vitória.
E lembre-se:
Uma oração... Um clamor... A resposta!
 
Pastor Sérgio Carlos da Silveira
 
 
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net